quarta-feira, 28 de maio de 2008

Caso Escola Base - Indenização

Grupo Folha da Manhã é condenado a pagar indenização de R$ 200 mil no caso Escola Base


Depois de 14 anos da propagação do escândalo da Escola Base, o Grupo Folha da Manhã também entrou no conjunto de meios de comunicação que foram condenadas por divulgar informações escandalosas sem resguardar a honra moral de crianças envolvidas no caso.

Segundo entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, o Jornal extrapolou a liberdade de informar na divulgação das notícias. Por isso, a empresa terá que pagar indenização de R$ 200 mil para R.F.N, o garoto, que hoje tem 18 anos. À época, ele foi apontado pelo Jornal como vítima de abuso sexual dos próprios pais. Ele é filho de um dos casais acusados sem provas no caso da Escola Base. A decisão é de uma das câmaras de Direito Privado do TJSP.


Assim como grande parte da mídia, o jornal Folha da Tarde também lançou cobertura duvidosa, ao induzir a opinião pública a julgar o caso, em 1994. “Perua escolar carregava as crianças para a orgia”, foi uma das chamadas de capa do Jornal.

O caso que viria a se transformar em símbolo de julgamento público pela mídia se baseou em laudos preliminares e na acusação de mães que apontavam seis pessoas como envolvidas no abuso sexual de crianças numa escola de educação infantil, localizada no bairro da Aclimação. A linha de investigação da Polícia se mostrou sem fundamento e o inquérito foi arquivado.

Entretanto, os envolvidos já haviam sido previamente julgados e condenados. A escola foi pichada, depredada e saqueada e os acusados ficaram presos por um período.



Fonte: Apamagis

Nenhum comentário: