sábado, 2 de fevereiro de 2008

2008 - Ótimo ano para concursos

Por Ernani Pimentel, professor, escritor, conferencista.

Fonte: www.vestcon.com.br


A extinção da CPMF trouxe grande comoção no meio dos que se preparam para prestar concursos públicos, o que afetou indiscriminadamente alunos, professores e diretores de cursos, contudo uma análise objetiva demonstra não ter havido motivo para tanto.

Segundo dados da ANPAC - Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos -, a suspensão de concursos anunciada pelo governo federal altera não muito o número de vagas oferecidas aos que pretendem ingressar em carreiras públicas, porque atingem apenas parcialmente a área do Executivo, que previa 40.032 postos para 2008.

Desse montante, não são atingidos 21.973, pois há os 7.480 para substituir terceirizados, conforme o calendário do TCU, mais os 14.493 relacionados aos certames que já se realizaram e/ou estão em andamento, do final de 2007 ao início de 2008, devidamente autorizados, como os do Ministério da Educação, INSS, CGU, Ministério da Ciência e Tecnologia, EPE, Inmetro, ABIN, ANP, Suframa, Capes, Ministério das Relações Exteriores, do Planejamento, dos Esportes, do Meio Ambiente, do Trabalho e PRF (anulado). Foram, portanto, suspensas as restantes 18.059 vagas da Administração Direta do Executivo Federal.

Considerando-se que estavam previstas mais de 55.000 vagas entre Legislativo, Judiciário e Executivo, está havendo e vai haver concursos sim, para preencher 37.000 cargos, o que não é pouco, sem contar ainda a Administração Indireta e as Fundações, que não foram incluídas nesses números e, segundo os Termos de Ajuste de Conduta, serão obrigadas a substituir os terceirizados, através de concurso.

Há dois tipos de concursandos: um que vive se estressando com notícias, novidades e "fofocas" sobre o assunto e outro que fecha os ouvidos a tudo e a apenas estuda. Um é capaz de ler dez livros e assistir a cinqüenta palestras sobre como passar em concurso, tornando-se um expert nessa matéria; o outro é capaz de passar no concurso.

Aproveite este excelente 2008, pois há mais de 37.000 vagas esperando por quem acredita no poder do esforço pessoal.

Nenhum comentário: