terça-feira, 1 de abril de 2008

Os números da Justiça Paulista

Hoje ingressei com um processo de reconhecimento e dissolução de união estável perante o Fórum de Brasília, o qual recebeu um número de distribuição um pouco acima de trinta mil. Este número, como se sabe, representa o total de processos distribuídos na Justiça Comum em Brasília, desde primeiro de Janeiro de 2008 até a presente data .

Por isso chamou a minha atenção a notícia publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (www.tj.sp.gov.br) divulgando os mais de trezentos mil processos (!!!) distribuídos somente no mês de Fevereiro.
Vejamos: A Justiça de São Paulo recebeu 376,1 mil novos processos em fevereiro passado. Os dados referem-se às áreas Cível, Criminal, Infância e Juventude, Execução Fiscal e juizados cíveis e criminais.
A estatística mostra que mais de 17,1 milhões (17.179.258) de processos estão em andamento em todo o Estado. No período foram registradas cerca de 278 mil sentenças e realizadas 117 mil audiências, além de cumpridas 65 mil precatórias.
O Tribunal do Júri realizou 487 sessões. Foram efetivadas 364 adoções, das quais 355 por brasileiros e nove por estrangeiros. Houve cerca de 11,2 mil acordos nos juizados especiais cíveis. Desse total, 4,9 mil foram feitos por conciliadores e 2,4 por juízes em audiências. O restante são acordos extrajudiciais comunicados ao juízo, num total de 3,8 mil.

Nenhum comentário: