segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comecemos 2010



Este blog deseja um feliz 2010 aos que por aqui passam e inicia seus trabalhos com um trecho da sempre atual "Carta à Juventude", escrita por Émile Zola em dezembro de 1897:
.

"Ó juventude, juventude! suplico-te, pensa na grande tarefa que te espera! És a construtura do futuro, vais lançar os alicerces do próximo século, que, acreditamos profundamente, resolverá os problemas de verdade e equidade colocados pelo século que finda. Nós, os velhos, te deixamos o amontoado formidável de nossas buscas, muitas contradições e obscuridades, talvez, mas com certeza o esforço mais apaixonado que este século fez em direção à luz, os documentos mais honestos e mais sólidos, os fundamentos mesmos desse vasto edifício da ciência que deves continuar a construir para a tua honra e a tua felicidade. E te pedimos apenas que seja ainda mais generosa, mais livre de espírito, para nos superar por teu amor à vida normalmente vivida, por teu esforço posto no trabalho, essa fecundidade dos homens e da terra que saberá por fim produzir a abundante colheita da alegria sob o sol brilhante. E te cederemos fraternalmente o lugar, felizes de desaparecer e de repousar, tendo cumprido a nossa parte da tarefa, no sono bom da morte, se soubermos que continuas e que realizas nossos sonhos.
.
Juventude, juventude! lembra-te dos sofrimentos que teus pais passaram, das terríveis batalhas que tiveram de vencer para conquistar a liberdade que desfrutas nesta hora. Se te sentes independente, se podes ir e vir à vontade, dizer na imprensa o que pensas, ter uma opinião e exprimi-la publicamente, é porque teus pais deram sua inteligência e seu sangue para isso. Não nasceste sob a tirania, ignoras o que é despertar toda a manhã com a bota de um senhor sobre o teu peito, não combateste para escapar do sabre do ditador, dos pesos falsos do mau juiz. Agradece aos teus pais e não comete o crime de aclamar a mentira, de apoiar a força bruta, a intolerância dos fanáticos e a voracidade dos ambiciosos. A ditadura está esgotada.
.
Juventude, juventude! fica sempre com a justiça. Se a idéia de justiça se obscurecer dentro de ti, correrás todos os perigos."

Nenhum comentário: