quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Ampliação do aborto na Espanha pode estar próxima

Segundo o site de notícias italiano ZENIT a Subcomissão Parlamentar que estuda a norma atual sobre o aborto na Espanha, e sua possível reforma no sentido de ampliar seu alcance, está a ponto de concluir seus trabalhos. O partido do governo deixou essa questão para ser debatida após as eleições gerais, mas agora, tudo indica que a ampliação do aborto está próxima.

Hoje na Espanha, por uma lei de 1985, a interrupção voluntária da gravidez somente é despenalizada em três casos, malformação do feto, estupro e perigo para a saúde da mulher. Mas, pelo argumento de perigo para a "saúde psíquica" da mulher, inúmeros abortos já foram praticados ao longo destes quase vinte e cinco anos.

Aliás o debate ressurge no momento em que a Espanha acaba de passar pelo escândalo do fechamento de várias clínicas que praticavam abortos ilegais, com a conseqüente prisão dos responsáveis. Tais clínicas atendiam mulheres advindas de outros países com legislações mais restritivas, o que fez a Espanha ficar conhecida na Comunidade Européia como o "paraíso do aborto".

Leia mais AQUI

Nenhum comentário: