quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Direito & Cinema - "Em Teu Nome" (Paulo Nascimento)


Ontem à noite, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, foi exibido o último longa-metragem do diretor gaúcho Paulo Nascimento, "Em Teu Nome". O filme conta a história de Boni, um estudante de Engenharia que adere à luta armada durante a ditadura militar, mas carrega dúvidas e medos a respeito de sua escolha.
.
A película chama a atenção pela esmerada produção, com locações em vários países; pela bela música (um dos 04 prêmios recebidos no Festival de Gramado); e principalmente por não ser apenas "mais um filme sobre a Ditadura", mas sim um cuidadoso trabalho de reconstituição de um pedaço da história do Brasil, com personagens críveis e complexos. Não se trata apenas de torturadores e torturados, mas sim de pessoas, suas difíceis escolhas e suas indeléveis consequências. Não se pode deixar de notar também a participação do excelente Sirmar Antunes, do qual este "professor blogueiro" é fã desde o dia em que o "Dorival encarou a guarda". O filme tem ainda as importantes participações dos atores Marcos Paulo e Silvia Buarque e um emocionante número musical com Vítor Ramil, que segundo o Diretor resume todo o filme.
.
A sessão foi promovida pelo Senador Pedro Simon e seu excelente staff, e após a exibição do filme, houve debate com participação do Diretor, dos atores Leonardo Machado e (a bela) Fernanda Moro, além de um emocionado Senador Eduardo Suplicy.
.
Mas o que tornou esta sessão inesquecível foi a presença do próprio João Carlos Bona Garcia, que inspirou o personagem Boni. João Carlos foi preso, torturado, exilado, morou no Chile, na Argélia, em Paris, voltou ao Brasil, formou-se em Direito e ainda foi Ministro do Superior Tribunal Militar (!!). Suas memórias estão contadas no livro "Verás Que Um Filho Teu Não Foge à Luta", o qual serviu de inspiração direta para o roteiro. Bona emocionou a todos os presentes quando afirmou que se encontrasse um torturador na mesma rua não mudaria de calçada, pois ele é que teria de sentir vergonha do que fez.
.
Quarto longa do realizador, "Em Teu Nome" está em cartaz desde 28 de maio de 2010, em várias capitais. Mais de vinte mil pessoas já o assistiram. O filme foi premiado com quatro Kikitos no 37º Festival de Cinema de Gramado (2009): Melhor Diretor para Paulo Nascimento, Melhor Ator para Leonardo Machado, Melhor Trilha Sonora para André Trento e Renato Muller e Prêmio Especial do Júri. Recentemente, ganhou prêmios de Melhor Maquiagem e Menção Honrosa pela reconstituição histórica no 4º Festival da Lapa – Cinema Num Ambiente Histórico, realizado no município da Lapa (PR). O filme também foi selecionado para o Chicago Latino Film Festival e foi o único filme brasileiro a participar do Raindance Film Festival, em Londres.
.
Indico a todos os meus alunos e leitores deste blog, sem restrições.

Nenhum comentário: