quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conar pede sustação urgente de publicidade violenta

No dia 23 de agosto, o Projeto Criança e Consumo enviou ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) um pedido de sustação urgente da publicidade do brinquedo 'Roma Tático Móvel', produzido pela marca Roma Jensen Com. e Ind. Ltda. O pedido foi resultado de uma denúncia recebida pelo site do Projeto em 22 de agosto.


O brinquedo é um caminhão policial com dois oficiais armados. O filme publicitário, que coloca as crianças em um tipo de ação policial, havia sido veiculado em meio à programação exclusivamente direcionada ao público infantil, no canal Discovery Kids. A campanha foi considerada abusiva por conter apelo explícito ao público infantil e se utilizar de simbologia vinculada à violência.


Como resposta, o Conar informou, em comunicação enviada ao Instituto Alana no dia 27 de agosto, a recomendação de sustação imediata do comercial até o pronunciamento final do Conselho, por violar os artigos 1º, 3º, 6º, 26 e 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Para o conselheiro relator do órgão, João Roberto Vieira da Costa, “há uma inequívoca utilização da simbologia vinculada à violência, como mote central no apelo mercadológico do referido produto”.

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