quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Consumidor e os erros médicos

Publicado hoje um excelente artigo no Portal da Editora Magister, intitulado O Consumidor e seus Direitos diante de Erros Médicos e Falhas de Serviços Hospitalares.

Os autores partem dos seguintes dados:

"Ademais, estudos do CREMESP, concluídos em 2007, apontaram um aumento, em sete anos, no número de médicos denunciados (75%) e de processos em andamento (120%). Apurou-se que 35% das denúncias e 43% dos processos contra médicos estariam relacionados à suposta má prática profissional (imprudência, imperícia ou negligência), sendo que, no período, 1.250 médicos foram punidos após julgamento. Dentre as especialidades médicas, a da cirurgia plástica figura como campeã das reclamações. Em 2008, revelou-se que cerca de 97% dos médicos que responderiam a processos ético-profissionais, relacionados a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos, não possuiriam título de especialista na área. A publicidade irregular ou enganosa deu ensejo a cerca de 67% dos processos, enquanto as denúncias de má prática profissional responderiam por cerca de 28% dos processos éticos que envolvem suposta má prática (negligência, imperícia ou imprudência)."


E a partir daí edificam seu texto, o qual pode ser acessado AQUI

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