terça-feira, 16 de setembro de 2008

Alunos de escola pública participam de atividades no Fórum de Samambaia

Cerca de 190 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Classe 425 de Samambaia poderão vivenciar uma experiência diferente nesta quinta-feira.
A partir das 13 horas, as crianças vão conhecer o Fórum da cidade, assistir a uma audiência de verdade e conversar com a juíza Lea Martins Sales. Durante a visita, será apresentada a peça de teatro de bonecos Acredite na Justiça, do grupo Titeritar. As atividades fazem parte do programa Cidadania e Justiça na Escola.
Criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa Cidadania e Justiça na Escola é desenvolvido desde 2001 no Distrito Federal, numa parceria entre o Tribunal de Justiça (TJDFT), a Associação dos Magistrados (Amagis/DF) e a Secretaria de Estado de Educação. O programa promove encontros de magistrados com alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas para falar sobre questões ligadas à cidadania, à ética e à justiça.
Antes dos encontros, as escolas recebem a Cartilha da Justiça, uma publicação em formato de história em quadrinhos que fala de maneira didática e simplificada sobre o funcionamento e o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Durante as visitas do programa, o conteúdo da cartilha é detalhado pelos magistrados numa conversa informal, com espaço para dúvidas e comentários, possibilitando uma melhor compreensão dos temas abordados na publicação.
Estão abertas até 7 de novembro as inscrições para o Concurso de Redação sobre o Tema Cidadania e Justiça. Podem se inscrever alunos da 5ª série do ensino fundamental das escolas públicas do Distrito Federal participantes do programa em 2008. Cada escola concorrerá com uma redação escolhida pela direção ou comissão de professores da própria escola. Mais informações pelos telefones 3343-7483 e 3343-7548 ou pelo e-mail amagis@tjdft.jus.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJDFT

Nenhum comentário: