quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cartórios de SP e ES interligados eletronicamente

Fonte: Jus Brasil

Cartórios de São Paulo e do Espírito Santo passam a realizar, a partir desta segunda-feira (29), a transmissão eletrônica de certidões entre os estabelecimentos. O novo serviço, inédito no país, permite a solicitação e o recebimento de certidões de nascimento, casamento ou óbito daqueles que nasceram em território capixaba e moram hoje em São Paulo, por exemplo.
Segundo a Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) a recíproca também é válida. A iniciativa de interligação eletrônica entre os cartórios de Registro Civil dos dois Estados tem como objetivo diminuir os custos do cidadão, que não terá mais que contratar despachantes ou mesmo se deslocar ao seu Estado de origem para obter seu documento.
O serviço deve ser estendido nos próximos meses para os Estados do Paraná, Acre, Santa Catarina, Rondônia e Amazonas. De acordo com a associação, todo o projeto se desenvolve em plataforma online, com segurança lastreada por meio de certificação digital e prevê ainda para os próximos meses a disponibilização eletrônica de certidões em formato totalmente eletrônico.

Nenhum comentário: