terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Pena de morte por Apedrejamento

Extraído do site www.agestado.com.br


Anistia pede que Irã acabe com morte por apedrejamento

Defensores da punição alegam que ela está prevista no livro sagrado dos muçulmanos.

Jon Leyne - BBC

De Teerã para a BBC - A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional pediu ao Irã a abolição da pena de morte por apedrejamento. Em um relatório divulgado nesta terça-feira, a organização descreve o apedrejamento como uma prática "horrenda", formulada especificamente para aumentar o sofrimento da vítima. De acordo com a Anistia Internacional, o Irã é o único país do mundo onde a morte por apedrejamento é prevista em lei e ainda praticada.

As vítimas são enterradas até o peito ou o pescoço, e têm pedras atiradas sobre elas.

As leis iranianas estipulam que as pedras não podem ser nem pequenas demais, nem excessivamente grandes para que a vítima não seja morta imediatamente.

Nos últimos cinco anos, juízes em Teerã vem tentando proibir a prática, mas um homem condenado por adultério foi executado dessa forma em uma província remota no ano passado.

De acordo com a Anistia Internacional, mais cinco mulheres e dois homens enfrentam a mesma punição. Nenhuma resposta oficial sobre o pedido da Anistia Internacional foi divulgada, mas defensores da punição alegam que ela está prevista no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, e só é imposta em casos extremamente raros.

Nenhum comentário: