terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Até onde vai o respeito à opção sexual ?

Berlim terá primeiro asilo para idosos gays

Segundo responsáveis pela novidade, objetivo é evitar discriminação no fim da vida.

Marcelo Crescenti - BBC


De Frankfurt para a BBC Brasil - Um asilo para idosos homossexuais está sendo inaugurado nesta semana em Berlim. Segundo os organizadores, esta é a primeira instituição do gênero na Europa.

O asilo tem capacidade para 28 idosos e também aceita casais gays que queiram viver juntos na velhice.

Segundo a associação de homossexuais e lésbicas Village, responsável pelo projeto, o objetivo é evitar que os idosos sejam discriminados no fim da vida. Além disso, grande parte dos homossexuais não tem filhos e, portanto, precisa de mais apoio quando chega a uma idade avançada.

O novo asilo para idosos homossexuais fica no bairro de Pankow e faz parte de um asilo convencional.

O diretor da associação Village, Cristian Hamm, disse em uma entrevista estar convencido de que há uma grande demanda para instituições deste tipo. "Muitos dos gays que hoje têm 70 ou 80 anos foram perseguidos quando jovens", diz Hamm. Ele lembra que só em 1969 a homosexualidade deixou de ser proibida por lei na Alemanha. "Acho que a maioria dos asilos não tem coragem de oferecer algo semelhante porque tem medo de uma possível reação negativa dos moradores", disse Hamm. Segundo a associação Village, só em Berlim há cerca de 1,3 mil idosos gays vivendo em asilos.

Nenhum comentário: