Uma pesquisa compilada pelo canal infantil Nickelodeon traz à tona alguns dados sobre obesidade infantil no Brasil. O estudo mostrou, por exemplo, que para muitos pais o aroma e o sabor dos alimentos são mais importantes que os valores nutricionais.
Outro fato é que as crianças de 6 a 11 anos escolhem a marca das comidas. Os itens mais escolhidos pelos pequenos são doces (80%), chocolates (69%), frituras (como nuggets – 88%) e refrigerantes (62%), produtos processados industrialmente, altamente calóricos e pouco nutritivos. O dado reforça pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Projeto Criança e Consumo no início de 2010, quando se identificou que os pedidos mais freqüentes dos filhos também eram guloseimas.
Essas informações são um forte alerta para o alto poder de influência da comunicação mercadológica dirigida ao público infantil. Esse apelo, aliás, também foi destacado em recente pesquisa do Idec, sobre o uso de personagens licenciados em produtos pouco saudáveis.
Aliado a tudo isso, observou-se a desvalorização da atividade física. Pedalar, por exemplo, praticado por 75% das crianças em 2003, caiu para 41% em 2010. O destaque fica para o Brasil, que tem o menor índice de prática de esportes nas escolas de toda América Latina.
A pesquisa Geração 5.0 contou com dados do projeto Conicktado (rede social fechada do canal), entrevistas com especialistas e informações de três fontes: Kiddos Latin America, TGI (no Brasil representado pelo IBOPE) e Qualibest.
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